Tipos de argila e seus benefícios.

 Oi pessoa….

As argilas tem recebido muita atenção ultimamente por seus inúmeros benefícios, quem pensa que ela só esta em alta agora esta completamente enganado ,a argila é usada a muito tempo cerca de 50 A.C 



   *Imagens/Reprodução/pinterest

Esse ingrediente natural, muito famoso em máscaras faciais, é capaz de proporcionar uma série de benefícios à sua pele – como controlar a oleosidade, diminuir a aparência dos poros, clarear manchas, deixar seu rosto mais luminoso, entre outras vantagens. Mas de que maneira devemos usar essa substância na pele? Quais são os tipos e para que serve cada um deles?


A argila é um material terroso,de granulação fina,quando umidificada com água fica pastosa ,a argila é extraída de jazidas e assim enviadas para as industria de manipulação .

Os benéficos da argila mais conhecidos são cicatrização,ação tensora,purificação da pele,Além da pele, você sabia que a argila também pode ser usada na rotina de cuidados capilares? Um grande exemplo é a argila branca que ajuda a absorver oleosidade e toxinas também no couro cabeludo e cabelos, melhorando a maciez e o brilho dessa região. “A argila rosa também possui função relacionada aos cabelos, devolvendo maciez e maleabilidade aos fios danificados. Temos também a preta, com sua ação detox que ajuda a controlar a oleosidade e melhorar a textura dessa região.

cada tipo de argila irá beneficiar um tipo de específico de pele e consequentemente terá um efeito. Conheça as vantagens que esses ativos podem oferecer para cada pele:

Argila verde: mais indicada para peles acneicas e oleosas devido ao seu efeito adstringente, secativo e bactericida. Por ser muito rica em várias substâncias, como cálcio, óxido de ferro, potássio, magnésio e zinco, a argila verde ajuda a proteger e acalmar a pele, regulando a produção de glândulas sebáceas. Além de possuir uma ação antipoluição, em que atua absorvendo as impurezas da pele como uma barreira ativa enquanto permanece na pele.

Argila branca: indicada para peles mais desidratadas e sensibilizadas. Essa argila apresenta uma quantidade maior de alumínio e seu pH é muito parecido com o da pele. Além disso, ela também proporciona ação suavizante e cicatrizante.

Argila vermelha: peles extremamente sensíveis. É rica em óxido de ferro e cobre (minerais anti-inflamatórios) e auxilia também na elasticidade e textura da pele.

Argila rosa: essa argila é uma mistura de argila branca e vermelha. Super indicada para peles mais delicadas, que se irritam facilmente. Apresenta propriedades cicatrizantes e suavizantes. Também possui maior quantidade de ferro e é ótima para aplicar no corpo!

Argila cinza: essa argila tem indicação tanto para peles oleosas quanto peles com discromias e manchas. Tem uma quantidade importante de titânio que auxilia no tratamento de lesões inflamatórias como cravos e espinhas. Pode ser usada também para descamação e oleosidade capilar.

Argila preta: também conhecida como lama vulcânica, é a mais indicada para desintoxicação da pele. Possui ação anti-inflamatória pela alta concentração de alumínio e silício.

Vale ressaltar que se você possui algum tipo de alergia ou é muito sensível, é importante fazer um teste no punho ou atrás da orelha 24 horas antes para diminuir os riscos.

Você usa argila? Qual me conta nos comentários.

Leave a Comment